EXPOSIÇÃO de Gracinda Candeias
Exposição antológica que destaca o trabalho nos domínios da instalação e da arte pública da artista plástica Gracinda Candeias, reunindo cerca de 86 obras.
Galeria do Torreão Nascente
Inauguração 28 de Abril, 19h30
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, a exposição «Antologia 1992-2002» da artista plástica Gracinda Candeias. Reunindo cerca de 86 obras, donde se destacam trabalhos em áreas menos conhecidas da sua produção artística como a instalação e a arte pública, a presente exposição é uma oportunidade excepcional para revisitar parte do percurso da obra de uma das mais importantes artistas portuguesas da actualidade.
Usufruindo em pleno da especificidade da Galeria do Torreão Nascente, a mostra explora integralmente os dois pisos, permitindo a criação de espaços expositivos independentes, contudo complementares.
No piso térreo, serão apresentadas algumas das instalações mais significativas da obra da artista, percorrendo cronologicamente a sua produção na década em apreço. Daqui, destacam-se peças subordinadas às temáticas Oriental (a peça “Altar”, as séries “Selos do Coração a Sangrar” e “Os Materiais do Meu Corpo”) e Africana (com principal destaque para as peças em torno do mito da “Rainha N´Zinga”).
|
|
No piso superior, será projectado um filme sobre o trabalho de Gracinda Candeias no âmbito da arte pública, realizado pela Videoteca Municipal, e um documentário sobre a artista, pela cineasta Raquel Freire (“Rasganço”; “Veneno Cura”).
NOTA BIOGRÁFICA Nascida em Luanda, Angola, em 1947, Gracinda Candeias formou-se em Pintura, no curso da Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1969. Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian em 1984, viveu entre 1986 e 1988 em Paris. Para além da pintura, o percurso da artista contempla outras formas de expressão como, por exemplo, a cenografia (tendo colaborado com nomes incontornáveis do teatro português como Filipe La Féria e Mário Viegas) e a performance (através do grupo «Diapositivos»). No currículo, e para além de reunir dezenas de exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, a artista conta com vários prémios, sublinhando-se o Prémio Pintora do Ano (1982) e o Prémio Carreira “Mac/99” (1999).
Horário: 3ª a 6ª das 10.00 às 19.00; Sábados e Domingos das 14.00 às 19.00 Encerra à 2ª feira e feriados
Informações e Serviço Educativo: Divisão de Galerias e Ateliers / Direcção Municipal de Cultura Tel. 218 170 534
Anexos: - Texto da comissária da exposição; - Currículo de Gracinda Candeias; - Imagens de peças da exposição; - Convite inauguração. |
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Exposição Gracinda Candeias - Serviço Educativo Gratuito
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário