EXPOSIÇÃO
Formas e Energias Colecção de Arte Africana de Eduardo Nery
Páteo da Galé (Terreiro do Paço)
Até 30 de Junho
Inauguração 29 de Março
Máscaras, esculturas, cerâmicas, tecidos, mobiliário e instrumentos de música… Cerca de 220 objectos de arte tradicional da África Sub-Sahariana da colecção particular do artista plástico Eduardo Nery.
A Câmara Municipal de Lisboa inaugura, no dia 29 de Março, a exposição Formas e Energias - Colecção de Arte Africana de Eduardo Nery, no Páteo da Galé (Terreiro do Paço).
Trata-se de uma colecção de arte tradicional dos povos sub-saharianos com cerca de 220 peças entre as quais se destacam esculturas, tecidos, máscaras, peças de mobiliário e instrumentos musicais.
Inicialmente, para Eduardo Nery, eram mais importantes as características estéticas ou plásticas do que a função, simbologia ou pertença a um grupo étnico de cada objecto.
Posteriormente, a sua selecção de coleccionador evoluiu para o equilíbrio entre valores estéticos e testemunhos de ordem cultural e funcional.
O comissariado do projecto é da responsabilidade do Prof. José António Fernandes Dias (doutorado em Antropologia, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), que em diálogo com Eduardo Nery optou por se afastar da organização em grupos funcionais, preferindo os grupos estéticos relacionados com a Arte Ocidental.
Desse modo, a exposição é constituída pelos núcleos: realismo e classicismo; cubismo e geometrização; surrealismo e fantástico; expressionismo; hieratismo e dinamismo.
A exposição inclui ainda algumas fotografias da autoria de Eduardo Nery, nas quais recorreu a objectos da sua colecção com o propósito de exprimir e de reforçar o seu valor mágico e poético.
Horário:
Todos os dias: 11-19h
Encerra nos feriados
Informações e Visitas Guiadas:
Divisão de Galerias e Ateliers / Direcção Municipal de Cultura
Tel. 21 817 05 34
dpc.dga@cm-lisboa.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário