sexta-feira, 5 de junho de 2009

Newsletter MundoSenior

Sexta-feira, 05 de Junho de 2009

LARES NÃO ACEITAM IDOSOS INFECTADOS COM SIDA
Os doentes infectados com o vírus da sida estão a ser recusados em lares, mesmo de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), denunciam várias associações de activistas ligados à infecção. A Abraço contou ao DN que recentemente tentou colocar uma uma pessoa infectada numa instituição religiosa, mas que foi imediatamente recusada por não haver vaga. Mas quando minutos depois, contactou a instituição, sem abordar a infecção, a pessoa foi logo aceite. "Nós até lhes dissemos que mentir era pecado", refere ao DN Gonçalo Lobo, técnico da Associação.
As associações de activistas dizem que o problema é sistemático: acontece nas unidades de cuidados continuados, mas sobretudo em lares. "Não é muito frequente haver uma resposta positiva", diz.
GOVERNO VAI ALTERAR LEI QUE PENALIZA PENSÕES DO ESTADO
O Governo vai alterar a lei que determina as pensões dos funcionários públicos corrigindo uma norma que está a penalizar os novos pensionistas. Devido aos atrasos da Caixa Geral de Aposentações (CGA), os funcionários estão, na prática, vários meses a trabalhar e a efectuar descontos que não são contabilizados no cálculo da pensão. Por ano, reformam-se mais de 20 mil funcionários, segundo dados publicados na edição de hoje do D.N.
O problema surgiu com uma alteração legislativa deste Governo, em vigor desde o início de 2008, que alterou o momento efectivo de reforma. O artigo 43.º do Estatuto de Aposentação de 1972 definia que a data de referência é aquela em que a aposentação voluntária é aprovada por despacho. Mas a Lei 52/2007 veio alterar esta norma: a partir de 2008, o momento relevante passou a ser aquele em que a CGA recebe o pedido do funcionário. No período que decorre entre o pedido e a aprovação o funcionário continua a trabalhar, mas os descontos ou eventuais alterações no salário não contam para o cálculo da pensão.
DUAS NOVAS UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS INAUGURADAS HOJE
Vão ser inauguradas, hoje, duas novas Unidades de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Lisboa. Estes dois equipamentos vão disponibilizar 57 camas para a prestação de cuidados de longa duração e manutenção. As infra-estruturas estão localizadas em Rio Maior e Ourém e vão ser asseguradas, respectivamente, pelo Solar D’Azinheira (27 camas) e pela TMG – Residência para Seniores (30 camas).
LISBOA RECEBE CONGRESSOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA SOCIAL
Entre 27 e 30 de Outubro, Lisboa vai ser o palco de dois congressos dedicados aos seniores. O XXX Congresso Português de Geriatria, que irá decorrer nos dias 27 e 28, terá como principal abordagem as doenças do foro mental e cardiovascular entre os idosos. A alimentação e nutrição e os novos métodos de envelhecimento activo são outras das temáticas que serão abordadas nos dois dias do evento. Entretanto, entre 29 e 30 de Outubro realiza-se o XI Congresso Português de Gerontologia Social. Neste evento, os especialistas vão abordar os direitos dos idosos, os seniores nas cidades, o voluntariado e o contributo das famílias para um envelhecimento saudável. Ambos os congressos irão decorrer no Altis Park Hotel, em Lisboa.
IDOSOS :VIVER COM UM PARCEIRO PODE FAZER BEM À SAÙDE
Idosos que vivem com um parceiro parecem ter maior tendência a utilizar os serviços preventivos de saúde, comparados com os que moram sós ou com um filho.
Porém, segundo o estudo publicado no American Journal of Public Health, a triagem para o cancro colo-rectal, a rotina de consultas ao dentista e a vacinação contra a gripe permanecem aquém do ideal.
Numa pesquisa que envolveu mais de 13 mil pessoas com 65 anos ou mais, os investigadores, da Universidade de Chicago, notaram que, apesar de 94% relatarem precisar de ajuda para pelo menos uma actividade diária e 75% ter algum problema crónico de saúde, havia pouco uso dos serviços de saúde preventiva, principalmente por aqueles que não viviam com o cônjuge. Aqueles que viviam com um parceiro eram mais propensos a vacinarem-se contra a gripe e passar por check-ups diversos.

Sem comentários:

Enviar um comentário