quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mundo Sénior - Newsletter 17 Jun 09


Quarta-feira, 17 de Junho de 2009
LARES COBRAM 300 EUROS POR SEMANA DE FÉRIAS DE IDOSOS
Há cada vez mais famílias a recorrer a lares para que estes acolham por um fim-de-semana, quinze dias ou um mês os idosos, para que estes não fiquem sozinhos em casa durante as férias. E a única solução são os centros privados, uma vez que as misericórdias ainda não aceitam utentes temporariamente, apesar de em breve poderem lançar este serviço. Em declarações ao DN, a Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos diz que, na zona de Lisboa e Cascais, a mensalidade fica, em média, entre os 1.200 e os 1.300 euros.
MISERICÓRDIAS QUEREM 'HOTÉIS TEMPORÁRIOS'
As misericórdias estão também a considerar receber idosos de forma temporária, através da criação do que entendem por «hotéis temporários». Até porque os seus lares (onde o valor a pagar pelo utente é mínimo) já tiveram um serviço desse género, mas o elevado número de idosos ali abandonados pela família ditou a sua suspensão.Outro problema que os responsáveis querem evitar é atropelos à fila de espera. Ou seja, num lar com uma grande lista de espera, o serviço temporário poderia ser usado para passar à frente. «O idoso pode recusar-se a sair e nós não o podemos pôr na rua», diz Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas. Por enquanto, cabe a cada misericórdia aceitar ou não idosos durante um mês ou algumas semanas, de acordo «com as suas prioridades», refere o responsável.As unidades dos grandes centros urbanos e das áreas metropolitanas são as que recebem mais pedidos de acolhimento temporário. Mas o número não é significativo. «As pessoas não pedem porque sabem que não temos esse serviço», reconhece Manuel de Lemos.
COMPUTADOR PORTÁTIL PARA A TERCEIRA IDADE
Vai ser comercializado em Portugal, a partir de Setembro, um modelo de computador portátil dirigido às pessoas de terceira idade, conforme foi anunciado, esta terça-feira, pelo director da Rede para as Universidades de Terceira Idade (RUTIS), segundo informação da Lusa. Luís Jacob, director da RUTIS, anunciou o início da comercialização do computador «Sénior Virtual» já em Setembro. O modelo está a ser desenvolvido pela instituição em colaboração com a Microsoft, a TMN, a Inforlândia e a Caixa Geral de Depósitos. O objectivo da iniciativa é aproximar os mais velhos das novas tecnologias. «Vai ter um teclado maior, as letras vão ter maior destaque, o ecrã também é diferente. É um computador mais leve, sem periféricos, à excepção do rato, e a própria imagem do computador vai ser dedicada aos seniores», explicou Luís Jacob, à margem da sessão de abertura da Semana Aberta da Universidade Sénior de Castelo Branco.
PRIMUS CARE PRESENTE NA BIKE TOUR LISBOA 2009 E TORNEIO DE GOLF DE VERÃO
A Primus Care marca presença na BIKE TOUR LISBOA 2009, que terá lugar na Ponte Vasco da Gama, dia 21 de Junho. O stand estará presente junto da organização a partir do dia 17. Consultar: http://biketour.sapo.pt/Lisboabt/index.php
O Torneio de Golf de Verão do LISBON SPORTS CLUB é patrocinado pela Primus Care que irá estar presente com duas equipas de enfermeiras que vão assegurar avaliação de tensão arterial, frequência cardíaca e glicemia capilar no começo e no final do Torneio.A Primus Care oferece o almoço a todos os jogadores participantes e serão entregues os prémios para o 1º e 2º Classificados Net e sorteados diversos prémios surpresa.
Mais informações em http://www.lisbonclub.com/
Para mais informações, consulte: http://www.primuscare.pt/
BARREIRO: MATA DA MACHADA RECEBE A “SARDINHADA SÉNIOR
No dia 7 de Julho, das 9h00 às 17h00, a Mata Nacional da Machada, recebe a «Sardinhada Sénior», uma iniciativa de convívio que inclui actividades desportivas ao ar livre, música, baile, entre outras. A «Sardinhada Sénior» é organizada pela Câmara Municipal do Barreiro, em conjunto com as Juntas de Freguesia, as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Associações de Reformados e Idosos do Concelho.As inscrições podem ser efectuadas nas Juntas de Freguesia, de 15 de Junho até 2 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário