
Segunda-feira, 15 de Junho de 2009
GAIA: EMERGÊNCIA PARA IDOSOS À DISTÂNCIA DE 1 BOTÃO
Basta carregar num botão e uma central de chamadas acciona os meios de emergência. São, para já, 31 os idosos abrangidos, há cerca de um ano, pelo novo serviço da Câmara de Gaia. Mas poderão chegar ao meio milhar de utentes, segundo o JN. O projecto experimental envolve a Santa Casa da Misericórdia de Gaia, o Centro Social S. Félix da Marinha e a Associação de Convívio para Idosos, Reformados e Pensionistas da Alameda do Cedro. É dada prioridade aos mais dependentes. O valor de referência para atribuição do serviço gratuito é o Rendimento Social de Inserção.
MISERICÓRDIAS: PRESIDENTE DIZ QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES PODEM FECHAR
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) alertou, no Funchal, que algumas destas instituições podem encerrar por falta de «sustentabilidade», acusando o Estado de não encaminhar para elas pessoas necessitadas de apoios clínicos. Falando à margem do IX Congresso Nacional da UMP, que decorreu até sábado, Manuel Lemos disse que «algumas ARS e o Estado» não estão a transferir doentes para os equipamentos de saúde das Misericórdias, «como deviam ser, depois dos investimentos feitos» por estas instituições, colocando «em risco a sua sustentabilidade».
MINISTRA DIZ QUE MISERICÓRDIAS SÃO «PARCEIROS IMPORTANTES»
A ministra da Saúde referiu, na passada sexta-feira, que as Misericórdias são «parceiros importantes» da política de saúde do Governo, designadamente na implantação da rede nacional de cuidados continuados integrados. Ao intervir no IX Congresso Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Ana Jorge destacou a acção destas instituições: «São parceiros de Saúde ao longo de muitos anos, mas as Misericórdias são, hoje em dia, para o Ministério da Saúde, parceiros importantes na concretização de alguns dos seus objectivos, nomeadamente nos cuidados continuados».
EVENTO DE PROMOÇÃO À SAÚDE VAI DECORRER EM GAIA
A Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, o Agir XXI, a Junta de freguesia de Vilar de Andorinho e os Agrupamentos de Escolas de Vilar de Andorinho e Vila D’Este, promovem a II Edição “Gaia Atenta à Saúde”. Esta iniciativa realizar-se-á entre 17 e 19 de Junho, no pavilhão Miranda de Calha. As instituições presentes vão promover acções direccionadas para os visitantes das várias faixas etárias como rastreios de Saúde Oral, Glicemia, SBV, índice de massa gorda, Colesterol, Grupo sanguíneo, tensão arterial e outros.
JORNADAS: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA DOR NO IDOSO
Decorrem hoje e amanhã as Jornadas: «Abordagem multidisciplinar da dor no idoso», promovidas pelo Centro de Apoio Social de Oeiras.As Jornadas realizar-se-ão no Auditório do Centro de Apoio Social de Oeiras, em frente ao Liceu de Oeiras, e contam com a participação da Fisioterapia desta instituição, alunos estagiários do 3º ano de Fisioterapia da UATLA e Fisioterapeutas Membros Activos do Grupo de Interesse em EnvelhecimentoA entrada é livre, necessitando simplesmente de enviar um e-mail, com identificação completa para caso.psi.formac@iasfa.pt
Para qualquer informação adicional:- Gabinete de Psicologia 21 446 42 00 extensão 10617- Fisioterapia 21 446 42 00 extensão 10809 ou 10811
Sem comentários:
Enviar um comentário