quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mundo Sénior - Newsletter 01 Jun 09

Segunda-feira, 01 de Junho de 2009

AUMENTO DA ESPERANÇA DE VIDA RETIRA 1,32% ÀS PENSÔES
Quem se reformar este ano vai ver a sua pensão reduzida em 1,32%, isto porque a esperança média de vida aos 65 anos subiu para 18,13 anos no ano passado, de acordo com os dados do INE. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou as tabelas de mortalidade onde constam os valores da esperança média de vida relativamente ao ano de 2008.Estes dados permitem calcular o factor de sustentabilidade que se aplica às pensões durante o presente ano, um factor que reduz o valor das pensões em função do aumento da esperança média de vida.
GENÉRICOS GRATUITOS PARA PENSIONISTAS A PARTIR DE HOJE
Entra hoje em vigor a comparticipação a 100% de medicamentos genéricos para pensionistas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional, avança o DN. A medida, que irá custar cerca de 35 milhões de euros ao Estado, vai beneficiar cerca de um milhão de pensionistas, de acordo com o Ministério da Saúde. Para que a o apoio tenha impacto, é importante, porém, que os médicos os prescrevam mais. A medida surge pouco tempo depois de o Governo ter baixado o preço de quatro mil medicamentos.
CARTAXO IRÁ TER UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS EM SAÚDE EM 2010
A Unidade de Missão para os Cuidados Continuados aceitou a candidatura apresentada pelo Município do Cartaxo para a instalação de uma unidade de saúde no concelho, anunciou o presidente da autarquia. Segundo o jornal O Mirante, a infra-estrutura terá capacidade para 120 camas e irá funcionar como um hospital de retaguarda. Reunirá serviços na área dos cuidados paliativos, cuidados de média e longa duração e convalescença. Paulo Caldas lembrou que há um défice neste tipo de estruturas, sendo necessárias 16 mil camas, face às cerca de quatro mil existentes.
PRIMUS CARE NO VIVER SAÚDE /09 E NO CENTRO DE CONGRESSOS NO ESTORIL
A Primus Care esteve presente no certame VIVER SAÚDE, SALÃO INTERNACIONAL DEBELEZA E BEM-ESTAR entre os dias 29 e 31 de Maio na FIL em Lisboa.Com o avanço da idade ou com o aparecimento da doença a falta de mobilidade torna-seum dos principais obstáculos à qualidade de vida. As Ajudas Técnicas são fundamentaispara essas pessoas e, para o demonstrar, a Primus Care teve um stand onde foi possível por exemplo conduzir uma scooter eléctrica de 4 rodas contornando uma série deobstáculos.Entretanto, a Primus Care apresentou na “Saúde Portugal- Expo & Conferências 2009” um elevador de transferência durante o certame que decorreu no Centro de Congressos do Estoril.
BENEFÍCIOS ADICIONAIS EM SAÚDE ABRANGEM JÁ 8 MIL IDOSOS
Oito mil idosos da região Centro do país têm acesso a Benefícios Adicionais em Saúde (BAS). Os abrangidos com o Complemento Solidário para Idosos (CSI), já 51 mil, podem pedir o contributo do BAS. São já oito mil os idosos que usufruem do BAS. O complemento pode ser pedido pelos beneficiários do CSI e passa por ser uma comparticipação monetária do Estado aos idosos.Responsáveis pela pasta da Saúde e da Segurança Social salientaram, numa reunião em Coimbra, que é necessário «que a administração tenha uma atitude pró activa, de colaboração e ajuda, relativamente aos BAS», resultado da parceria entre os Ministérios do Trabalho e da Segurança Social e da Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário