
Exmos(as). Senhores(as)
Numa época de grande incerteza dos mercados e da economia mundial, o Direito Marítimo assume, hoje, uma relevância extrema decorrente do comércio internacional utilizar, por excelência, o transporte marítimo como via privilegiada para tornar mais rápida a circulação dos bens e serviços numa economia global competitiva.
É também nos momentos de maiores incertezas que se conseguem cativar negócios de futuro, internacionalizando e diversificando os mercados das empresas nacionais, tornando-as competitivas no xadrez global e fazendo com que o Mundo Lusófono e Europeu possam confluir para a sedimentação de novas oportunidades além-fronteiras.
É desta forma que temos o prazer de anunciar a realização do 4º Curso de Pós-Graduação em Direito Marítimo, promovido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Curso que, estamos certos, poderá assumir significativa relevância na vossa actividade, atento o sucesso alcançado em edições anteriores, tomando a liberdade de juntar documento de apresentação.
Este curso conta com um programa actualizado e inovador, com o saber e experiência do seu Corpo Docente e com o enriquecimento entretanto trazido pelos próprios alunos, oriundos das mais diversificadas áreas de formação.
Para além de continuar a privilegiar espaços abertos à reflexão e discussão, este Curso pretende iniciar uma nova etapa, toda ela voltada para o domínio internacional, nomeadamente, para os Países de Língua Portuguesa.
Por estarmos atentos à evolução do mercado e das suas necessidades, o Curso apresenta, a par dos temas clássicos do Direito Marítimo, outros temas cuja actualidade é indiscutível, tais como a Energia das Ondas Marinhas e a Actividade Marítimo-Turística (Módulo 5), a Propriedade e Gestão de Portos (Módulo 6), sem negligenciar domínios tão importantes como a Pesca (Módulo 5), a Segurança Marítimo-Portuária (Módulo 7) e a Poluição Marinha (Módulo 10).
Estando certos de que o Curso será uma aposta ganha no sector marítimo-portuário e no esforço de internacionalização das empresas no País, conquistando e robustecendo os negócios em novos mercados em que, seguramente, se irá apostar, agradecemos a atenção dispensada e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Dr. Armando Henriques
Presidente da Comissão Executiva
Sem comentários:
Enviar um comentário