quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MONSTRA 2009


M O N S T R A 2 0 0 9
PROJECTO DE PROGRAMA E ACÇÃO

Introdução

A MONSTRA, festival de Animação de Lisboa, continua na sua oitava edição, a manter a mesma postura de sempre. Apresentar o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação e novas propostas de diálogo entre as artes da animação e as outras artes.
O programa da MONSTRA para o ano de 2009 vai ser marcado pelas seguintes linhas mestras orientadoras:

1. A Suíça, como país convidado
- A Suíça surge como país convidado devido à comemoração dos 90 anos Cabaret Voltaire e as artes com ele conotadas…;
- Pela qualidade e diversidade dos seus cineastas de animação e sucessivas gerações de artistas como Gisele e Ernest Ansorge, G. Schwizgebel, Brother Guiaumme, Robi Engler, Fantoche, Isabelle Favez, Otto Alder, Daniel Suter, HGK Lucerne (escola de Animação Suiça, Jonas Raeber, entre outros;
- Exposições – Originais de George Schwizgebel e Instalação interactiva de Otto Alder;
- Comemoramos a Suíça através de diferentes Retrospectivas dos referidos autores;
- Estreia em Portugal da Longa Metragem dos Irmãos Guillaume Bros and Comp. e a realização de um programa dedicado à Sensualidade e Erotismo do suíço Bruno Hedera.

2. A comemoração dos 100 anos do Futurismo
O manifesto futurista de 1909 proclama o cinema como uma das artes a ser desenvolvida. Muito do cinema vanguardista dos anos 20 é fruto deste movimento.
Vamos destacar alguns dos principais autores desta geração e por ela influenciada.

3. Os 93 anos do manifesto DADAista e do Cabaret Voltaire
Em Março de 1916 era proclamado o manifesto DADAista e as suas actividades iniciam-se em Zurique na Suíça com reuniões, encontros e tertúlias no espaço que fico conhecido como o Cabaret Voltaire onde pontificaram nomes como: Tristan Tzara, Franz Jung, Marcel Duchamp, Picabia e Man Ray. Na Monstra 2009 as noites longas serão de Cabaret onde invocamos a memória e a tradição tertúlia artística, com conversas, concertos, happenings, a arte em movimento.

4. Os 90 Anos da Escola Bauhaus
A 5 Abril de 1919 iniciaram-se as actividades lectivas da mais prestigiada escola alemã e uma das escolas que mais influenciou a arte experimental do século XX. Ali também nasceram muitas obras ligadas à experimentação do diálogo inter-artístico e a animação. Nomes como Oscar Fishinger, Hans Richter, Walter Ruttmann ou Viking Eggelling são referência.

5. A estreia mundial do “28”, filme de José Xavier com musica Generativa de António Sousa Dias (estreia absoluta em cinema)
A MONSTRA 2009 regressa ao centro da cidade e em conformidade vai abrir com a estreia do filme, 28, de José Manuel Xavier, uma homenagem a Lisboa, aos eléctricos e aos artistas futuristas portugueses, nomeadamente, Fernando Pessoa (ou melhor, Álvaro de Campos), José de Almada Negreiros, entre outros. A estreia do filme será realizada, não na sua vertente cinematográfica, mas na sua dimensão interdisciplinar e interactiva, com uma banda sonora produzida ao vivo de forma generativa e pensada, escrita e executada sob a direcção do compositor António Sousa Dias.

6. A Competição de Longas e curtas de estudantes
A MONSTRA regressa à competição de longas-metragens, com duas estreias mundiais previstas este ano.
Devido ao sucesso obtido no ano passado, vamos manter anualmente a competição de filmes realizados por estudantes, oriundos de escolas de todo o mundo.

7. Exposições
A Monstra 2009 trás consigo 4 exposições:
- Originais de George Schwizgebel. Acetatos pintados a óleo originais dos seus filmes;
- Passeio de Domingo - Marionetas e cenários originais do filme de José Miguel Ribeiro, a realizar no Museu da Marioneta;
- Originais do filme 28, apresentados de forma originais e também interactiva através de uma ombre chinoise;
- Instalação interactiva do Suiço Otto Alder.

8. Formação
Apresentando-se como um espaço de ligação entre os grandes mestres presentes no Festival e os jovens realizadores, autores e estudantes, mantemos o espaço fomação em 2009 com;
Workshop de animação dirigido por George Schwizgebel
Workshop de som para animação dirigido por Normand Roger – O mais Oscarizado de todos os compositores
Workshop de animação sobre filmes por Pierre Heber, que fará também um espectáculo ao vivo.
Oficinas para Crianças e jovens.

9. Espectáculos e programas especiais
Encontros e diálogos entre artes concebidos expressamente para esta edição da MONSTRA por, Rui Horta, José Miguel Ribeiro, entre outros

10. MONSTRINHA
O espaço infantil da MONSTRA este ano apresenta mais novidades. Espectáculo de diálogo entre animação e as marionetas, uma encomenda da monstra a estrear durante o festival. Edição dos DVDs da MONSTRINHA, DVD pedagógico mais o flip-book interactivo (o primeiro da historia da animação mundial). Tudo isto “embalado” por mais uma edição dos cadernos da MONSTRINHA.
Nesta oitava edição, os filmes da Monstrinha estarão em exibição de 9 a 15 de Março no Museu Nacional da Etnologia, Teatro Meridional, Museu do Oriente e no, já habitual, Cinema S. Jorge.

11. A MONSTRA no MUSEU DO ORIENTE
As propostas que fazemos este ano para o Museu do Oriente passam por três áreas de intervenção: uma retrospectiva de filmes de animação oriental que trarão a Portugal Sayoko Kinoshita e Maya Yonesko do Japão, Chu Chang da China e a realizadora realizadora indiana Nina Sabnani; a realização de um workshop de animação a partir de flip-book, com a realizadora Maya Yonesko e ainda uma master-classe com Nina Sabnani de quem poderemos ver filmes também na retrospectiva Indiana; e realização de uma oficina de duas manhãs dirigida a crianças, pais e professores, conduzida pelo realizador, professor e director da associação de workshops infantis de Shangai, Chu Chang.

12. A MONSTRA continua à solta por Lisboa deixando marcas no Museu do Oriente, Museu Nacional da Etnologia, Escola modelo de D. Dinis em Chelas, Museu da Marioneta, Teatro Meridional, entre outros…

As Surpresas da MONSTRA…
MUSEU NACIONAL DA ETNOLOGIA
Av. Ilha da Madeira 1400 – 203 Lisboa
Tel + 351 21 304 11 60 · Fax + 351 21 301 39 94
E-mail: mnetno.ssilva@ipmuseus.pt / mnetnologia@ipmuseus.pt / www.mnetnologia-ipmuseus.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário